Você está aqui: Página Inicial Notícias e Imagens Últimas Notícias 2013 04 Capacitação técnica, emprego e população negra serão discutidos em seminário realizado pela SEPPIR em Recife
Ações do documento

Capacitação técnica, emprego e população negra serão discutidos em seminário realizado pela SEPPIR em Recife

Data: 24/04/2013

Evento acontece em Recife, nesta sexta-feira, 26. Na programação, mesas redondas e o lançamento local do selo "América - Luta contra a Discriminação Racial", pelos Correios em parceria com a SEPPIR. Ministra Luiza Bairros e autoridades municipais e estaduais participam de abertura Haverá transmissão ao vivo pela Internet no link: www.aids.gov.br/mediacenter, por meio do qual o internauta poderá também enviar mensagens e perguntas

Capacitação técnica, emprego e população negra serão discutidos em seminário realizado pela SEPPIR em Recife

Programação inclui lançamento em Recife do Selo da série "América - Luta contra a Discriminação Racial"


Nesta sexta-feira, 26 de abril, Recife-PE, sedia o Seminário ‘Trabalho e Desenvolvimento: Capacitação Técnica, Emprego e População Negra’, promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR). O evento acontece de 9h às 18h, no Auditório do Hotel Jangadeiro, Av. Boa Viagem, n° 3114. Para se inscrever, os interessados devem enviar  nome, telefone e órgão ou entidade, para o endereço eletrônico eunice.moraes@seppir.gov.br.

A abertura do seminário terá a presença da ministra da SEPPIR, Luiza Bairros e de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Recife, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).

A programação inclui duas mesas redondas. A primeira acontece a partir de 10h e tem como palestrante Maria Aparecida Bento, doutora em psicologia e diretora executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). Às 14h30, a palestrante da segunda mesa redonda é Stela Rosa, coordenadora Geral de Relações Institucionais do Ministério da Educação (MEC).

 
SELO
Às 18h, será lançado localmente o Selo da série "América - Luta contra a Discriminação Racial", pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em parceria com a SEPPIR, com o objetivo de “destacar a conscientização da valorização da população negra, parte importante da História do Brasil, sendo a luta contra a discriminação racial uma forma de promover a cultura da inclusão e da igualdade entre os homens” (Edital 2/2013-Correios). O lançamento nacional ocorreu no dia 21 de março, no Teatro Nacional, em Brasília, durante a comemoração dos dez anos da SEPPIR.

Com arte de Ariadne Decker e Meik, o selo apresenta três rostos em perfil, simbolizando a diversidade racial. O perfil na cor preta se estende até a representação da luta contra a discriminação racial, ao centro da margem inferior. A figura do perfil colorido com estampas destaca pessoas negras em situação cotidiana, profissionais, família e atletas, em igualdade de oportunidades, caminhando sobre uma rampa que se transforma na faixa central da bandeira brasileira, representada ao lado direito do selo. No lado esquerdo da composição, o desenho do Congresso Nacional sob os símbolos da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP e da Organização das Nações Unidas – ONU.

Tempo real - Haverá transmissão ao vivo pela Internet no link www.aids.gov.br/mediacenter, por meio do qual o internauta poderá também enviar mensagens e perguntas. Grupos de estudantes, militantes do movimento negro e de servidores de organismos de promoção da igualdade racial estão se reunindo em todo o país para acompanhar os debates virtualmente.

Evento preparatório - O Seminário é o terceiro de uma série de discussões que acontece em todo o Brasil, com o objetivo de promover a reflexão e o diálogo sobre inclusão racial no país. Também integra a programação comemorativa dos dez anos de criação da SEPPIR e a etapa preparatória para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III CONAPIR, que acontece de 5 a 7 de novembro, em Brasília, com o tema Desenvolvimento e Democracia por um Brasil Afirmativo.

Agenda – Durante o mês de maio, a SEPPIR realiza outros três seminários.  São Paulo sedia a discussão ‘Desenvolvimento e Mulher Negra’, no dia 07, e Belém do Pará, no dia 17, debate ‘Territórios Tradicionais Negros: Desenvolvimento e Enfrentamento ao Racismo. Com o tema Oportunidades para a Juventude Negra, Porto Alegre sedia o último evento da série, no dia 24.
 

Coordenação de Comunicação da SEPPIR

Navegação